terça-feira, 28 de outubro de 2008

duzentos e noventa e três

Tenho valores. Sou incapaz de utilizar a credibilidade da minha palavra para criar discursos que sugiram situações conflitantes com o meu pensamento real. Se as idéias são confusas, deixo isso claro. Se são positivas, também. E, por incrível que pareça, não tenho medo de afirmar que algo não me agrada. A mentira é pior do que qualquer opinião conflitante. Não me meto a falar do que não sei. Não me meto a fingir que entendi o que não prestei atenção. Não sorrio e concordo só porque todos estão sorrindo e concordando. E essa postura é tão cansativa, que eu até prefiro me privar de certas situações sociais. Expor a minha opinião, o que se passa na intimidade dos meus pensamentos, com a sinceridade que eu me proponho, é algo extremamente desgastante. Principalmente porque as outras pessoas não estão preparadas para um comportamento diferente do senso comum hipócrita. Inclusive, chegam a interpretar isso como loucura, rebeldia ou afronta. Como se sinceridade fosse defeito. Não vejo sentido em cumprimentar pessoas beijando o ar e colando bochechas. Não vejo razões para demonstrar afeto em momentos nos quais eu não tenho a menor vontade. Também não me parece sensato concordar com coisas que eu não entendo, ou fingir que penso algo que eu não penso. Esconder a própria opinião é esconder a si mesmo. Uma atitude covarde, que só impede as pessoas de te conhecerem verdadeiramente e terem a chance de valorizar você apenas pelo que você é. Ser valorizado pelo que aparentamos ser é um tanto ridículo. Não quero notas falsas. Aparências enganam. Valor depende exclusivamente da autenticidade. Imagem não é conteúdo.

Sei que você me acha idiota por adotar essa postura. E também sei que você nunca vai ter coragem de me falar isso. Mas, desde já, fique sabendo que eu te acho muito imbecil. E só divido esse pensamento com você, caro leitor virtual, porque tenho uma enorme consideração pelas pessoas que se atrevem a entrar em contato com as minhas idéias, tão íntimas. Caso contrário, simplesmente te ignoraria. =)

Nenhum comentário: