terça-feira, 6 de abril de 2010

quatrocentos e trinta e cinco

Esportes de verão tipicamente cariocas

O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido pelas suas peculiaridades. E não poderia ser diferente quanto aos esportes. Vejam as modalidades mais badaladas do momento, que fazem parte das Olimpíadas de Verão Carioca:

Natação em esgoto: existem diversas modalidades do esporte, mas todas são realizadas em ruas alagadas pelas chuvas. As mais populares são as diversas variações de estilos da natação desportiva. As principais dificuldades do esporte consistem em driblar os mais variados objetos (e animais) que flutuam nas águas e sobreviver à primeira semana após a prova.

Carro enguiçado: é uma competição de força, na qual os atletas ou as equipes devem empurrar veículos enguiçados por uma via. As provas variam em dois estilos: carro de guerra (similar ao cabo de guerra) e corrida (o primeiro carro empurrado a cruzar a linha de chegada vence a prova).

Samba: passistas são avaliadas em coreografias solo, em dupla ou em grupo. Os critérios de avaliação consistem basicamente em coreografia, harmonia, fantasia, samba-enredo, comissão de frente e comissão de trás.

Orientação de risco extremo: modalidade na qual os atletas devem cruzar uma comunidade desconhecida, geralmente localizada em morros, contando apenas com um mapa. Além da capacidade de orientação, também são importantes nesse esporte a capacidade de desviar de projéteis e a sorte do atleta.

Raquetização: é praticada em quadras fechadas, onde são liberados diversos mosquitos aedes aegypti a partir de uma ligação com um terreno baldio repleto de água parada e larvas. A pontuação final da prova é obtida a partir da subtração dos pontos de dengue (caso o atleta venha a desenvolver a doença) dos pontos referentes à quantidade de mosquitos que o atleta consegue eliminar com a raquete elétrica.

Tiro sem alvo: as equipes praticam tiro livre, em qualquer direção, de pontos altos da cidade. A pontuação é proporcional à distância e à gravidade das vítimas atingidas.

Luge de deslizamento: os atletas devem descer uma encosta durante um deslizamento provocado por chuva, sentados sobre um pedaço de compensado. Vence o que chegar primeiro e não sofrer soterramento.

Salto de poça: modalidade na qual os atletas devem saltar poças de água em estilos que variam entre salto em distância, salto criativo e salto com guarda-chuva (similar ao salto com vara). O esporte depende das tempestades de verão.

Com a total possibilidade de realização dessas competições, devemos nos orgulhar dessa cidade que, além de maravilhosa, é inquestionavelmente olímpica!

Nós apoiamos o abaixo-assinado pelo reconhecimento do Recol (Resistência a Engarrafamento em Coletivos Lotados) como esporte olímpico. Assine!

Nenhum comentário: