terça-feira, 19 de maio de 2009

trezentos e noventa e seis

Teoria: O caráter dos egoístas é melhor que o dos altruístas.

As pessoas são instáveis. Umas mais, outras menos. Existem variações até mesmo de acordo com os dias, as horas ou a fatores externos. Mas isso é apenas um fato. Ninguém é o rei da receptividade full time. Ponto. A partir dessa constatação, podemos afirmar que uma pessoa sincera é passível de variações de postura social. E, no melhor estilo maniqueísta, podemos dividir as pessoas em dois grupos: egoístas e altruístas.

Normalmente, os altruístas são vistos como pessoas nobres, preocupadas com a causa social e capazes de sacrifícios pessoais por um mundo melhor. E os egoístas? São o lado sombrio, pessoas que só se preocupam com o próprio umbigo. Mas não é bem assim.

Pensa comigo: uma pessoa que se preocupa extremamente com o próprio bem-estar precisa que todo o ambiente ao seu redor esteja completamente harmonioso. Afinal, o ambiente interfere diretamente no estado de espírito das pessoas. E o estado de espírito das pessoas interfere diretamente no bem-estar do egoísta. Quando um egoísta toma uma iniciativa em relação a uma outra pessoa, isso significa que aquela pessoa tem algum valor para ele. Sim, o egoísta está tentando poupar o próprio sofrimento ou tentando alcançar a própria alegria. Mas acho bonito que o egoísta seja afetado pela alegria e tristeza das pessoas ao seu redor. O mesmo não acontece com o altruísta.

Pro altruísta, as pessoas são uma unidade homogênea. Ele trata todos do mesmo jeito. Não existe hierarquia de sentimentos, não existe mau-humor, não há nenhum obstáculo que impeça o altruísta de mostrar o quanto os seus gestos são nobres. Tal constatação, sejamos lógicos, demonstra que o altruísta é um ator que se dedica a cumprir tal papel. Todos sabemos que o altruísmo é visto como uma qualidade e que as pessoas mais receptivas, mais efusivas e mais simpáticas são vistas com melhores olhos do que pessoas que deixam transparecer suas oscilações individuais. Portanto, o desejo mais sincero do altruísta é se dar bem às custas da manutenção de uma imagem associada à nobreza de caráter. Ou você realmente acredita que o altruísta está mesmo preocupado com cada uma das bilhares de vidas do planeta? Uma pessoa capaz de usar máscaras em busca de vantagens pessoais é muito mais egoísta do que uma pessoa que respeita os próprios sentimentos e emoções.

Admiro a forma intensa como os egoístas se relacionam com os outros. Não há nada mais egoísta do que a falsidade generalizada dos altruístas.

PS: Parece que eu não sou a única a pensar assim. Este post me fez chegar ao The Virtue of Selfishness: A New Concept of Egoism. Lerei em breve.

Um comentário:

Unknown disse...

Você é incrível.